segunda-feira, 21 de julho de 2008

Coisas do Camões...


Relembro...

O "Boris" era o favorito da turma, porque sabia inventar torturas para os professores, e até imitava os seus gemidos e gritos de dor.
Era também um dos piores alunos daquela turma do Camões.
Já há muito que tínhamos desistido de estudar Fisico-Quimica, porque o Chinó (o prof) era tão exigente que nem valia a pena. Excepto os 2 ou 3 ursos da classe, já ninguém sabia nada de Fisico-Química.
Um dia, no anfiteatro de Física, o Chinó pergunta solenemente, olhando-nos com certo desprezo e desconfiança:
- Quem sabe dizer a fórmula do sulfato ácido de nitrosilo? Olhem que é ácido, hem?
E ficou à espera. Os 2 ou 3 ursos começaram afanosamente a escrevinhar e a torcer os cérebros, mas foram interrompidos pelo levantamento da pata gorda do Boris.
- Eu sei, sotôr - disse ele, perante o espanto de todos, no anfiteatro.
O Boris, o super-cábula, sabia a formula do sulfato ÁCIDO de nitrosilo? Abra-se o firmamento e caiam os deuses do Olimpo!
O próprio Chinó nem queria acreditar no que ouvia.
- O aluno sabe? Sabe?
- Sei, sim, sotôr, ora essa.
- Bem, então diga lá, mas olhe que é sulfato ÁCIDO.
- Claro, sotôr - replica o Boris, já de pé, impávido e sereno, com toda a malta a olhar para ele, inclusive os 3 ursos, furiosos.
E disse:
- A fórmula do sulfato ácido de nitrosilo é SO4H2.
A única fórmula que toda a gente sabe, a chamada fórmula dos cábulas.
O Chinó só conseguiu dizer, balbuciante:
- Rua!
E o Boris saiu vagarosamente do anfiteatro.
Lá fora, foi muito cumprimentado.

3 comentários:

Anónimo disse...

Quando andei no Camões as coisas já não eram assim,tudo era mais balda e desinteressante.Os Profs.fingiam que se preocupavam e nós não os respeitávamos,andávamos simplesmente por lá.Diz-se por aí que a minha geração(1963) é considerada rasca. Não concordo,só fomos foi protegidos de mais.

Violeta

Anónimo disse...

Pois a minha geração é de 64 e só notei que a protecção aumentou depois de 74 , até ai , eu e os meus irmãos , mais velhos que eu , tinhamos liberdade total, claro que, havia regras a cumprir , impostas pelso meus pais , mas se não transgredissemos , faziamos o que queriamos

Anónimo disse...

Adauma, que bom ver-te aqui!
Espero que voltes.
JB