terça-feira, 22 de julho de 2008

Mais da Faculdade...

A "minha" FacLetrLx ficava na Rua da Academia das Ciências, no prédio da Academia das Ciências mesmo. Devia ser a única fac do mundo em que se entrava descendo escadas... Acho que eram as cocheiras do prédio. Havia uma sala tão estreita e comprida que lhe chamávamos o carro eléctrico. Quase nem se via ou ouvia o prof, lá ao fundo.
Bar? Que é isso? Nem havia associação de estudantes, quanto mais bar... Íamos estudar para a Fac de Ciências, na rua da Escola Politécnica, lá mais acima.
As folhas de presença eram distribuidas pelo "bedel", e todos tínhamos quem falsificasse a nossa, que era o mais simples possível. Lembro-me do Antero, que era ABC, da minha, que era B, e de outras. Faltava-se montes de vezes, mas selectivamente.
Em contrapartida, havia profs que reuniam alunos de todos os cursos (Clássicas, Filosóficas, Germânicas, etc), como era o caso do Vitorino Nemésio, da Virgínia Rau, do Justino Mendes de Almeida (meu conterrâneo), e de outras luminárias.
Circulavam listas de abaixo-assinados pela libertação de colegas presos. Havia profs que faziam curtas "férias" nos calabouços da Pide, houve um que até se "suicidou" misteriosamente...
As relações entre colegas eram menos más, pelo menos no que respeitava aos ninos, que eram escassos, mas bons. As ninas eram mais que muitas, formando grupos do Filipa, das Doroteias, do D.Leonor. Havia freiras e tudo, todas as ninas torpedeando-se alegremente, péssimas colegas entre si, mas boas colegas para a meia-dúzia de homens que por lá andava.

Sem comentários: